Sua fonte de notícias sobre a série diretamente da terra da Zafrina.

A Série

O que é Crepúsculo?

(Esta página contém spoilers! Se ainda não leu os livros e não quer estragar a ‘surpresa’ do resto da história, não leia esta página.)

Crepúsculo (Twilight) é o primeiro de uma série de livros da autora estreante Stephenie Meyer, e conta a história de uma adolescente, Isabella Swan (Bella), que deixa sua quente cidade de Phoenix e sua mãe para se mudar para uma cidade interiorana e com raríssimas presenças do sol chamada Forks, na península de Olympic, com seu pai. Lá, ela conhece Edward Cullen, um misterioso e recluso garoto de pele pálida e marmórea e de uma beleza inumana constantemente comparada á de um anjo, assim como o resto de seus irmãos. Eles são um tipo muito particular de vampiros, pois escolheram viver entre os humanos como pessoas normais, resistindo diariamente ao aroma apelativo de sangue humano sempre ao seu redor, para sobreviver apenas do sangue de animais. Bella e Edward se apaixonam, mas ele está sempre relutante pois sabe que quanto mais ele se aproxima de Bella, em maior perigo a está colocando, pois o sangue dela em particular é muito mais apelativo que o de qualquer outra pessoa para ele. Eles se arriscam de qualquer forma, e tudo parece sob controle até outros de sua “espécie” aparecerem, estes com hábitos alimentares naturais de sua raça, e ameaçam destruir esta harmonia entre humanos e vampiros.

Extras:

“Crepúsculo” é sinônimo para “fim de tarde”, “pôr do sol”.

Lua Nova

A história continua no segundo livro, Lua Nova (New Moon), dando mais ênfase á amizade de Bella com o Quileute (Reserva indígena localizada perto de Forks) Jacob Black, como que para preencher o vazio deixado por Edward ao decidir de repente que não a amava mais, e partiu juntamente com toda sua família de Forks. Quando, no entanto, a verdadeira razão por trás desta partida era a tentativa de Edward de manter Bella segura, ao constatar o que todos já sabiam; que sua presença eventualmente atrairia problemas “da mesma espécie” para ela. Contudo, tal partida de nada adiantara, pois um antigo inimigo de Edward continuava a espreita para vingar-se em Bella. Enquanto isso, Bella descobre que Jacob não era mais humano que Edward, ao que o garoto – juntamente com uma parte de sua tribo – revelam-se lobisomens; a única criatura que consegue matar um vampiro além deles mesmos. Ainda, um equívoco acaba incentivando Edward a cometer suicídio por achar que Bella estava morta. Ao saber disso, e com ajuda de Alice, Bella toma uma corrida contra o tempo para chegar á Itália, onde Edward planejava se expôr aos humanos sob o sol do meio-dia e assim atrair a fúria dos Volturi – um clã vampiro italiano que visa manter o sigilo de sua espécie a qualquer custo.

Eclipse

No terceiro livro, Eclipse (Eclipse), Edward está de volta á Forks e para Bella, enquanto Jacob sente-se traído por ela tê-lo perdoado e compactuado com a espécie inimiga da sua. Contra a vontade de Edward, Bella faz de tudo para reconquistar a confiança de seu melhor amigo de novo, desacreditanto que ele pudesse a machucar de qualquer que fosse a forma como Edward alegava que ele iria (porque lobisomens costumam ser voláteis e imprevisíveis). No entanto, problemas maiores atingem o cotidiano de Bella; uma estranha onda de homicídios em uma cidade próxima, Seattle, desperta a desconfiança da família Cullen de que vampiros recém-nascidos seriam os responsáveis, e não um psicopata como era dito nos jornais de Forks. Mais tarde, pequenas evidências indicavam que o alvo principal era Bella, e então os vampiros e os lobisomens viram uma possibilidade de poupar a cidade de Forks de um massacre ao aliarem-se para combatê-los longe dali, nas florestas que ladeavam a cidade. A razão disso, até então desconhecida, foi descoberta como sendo obra de Victoria, a vampira vingativa que queria a todo custo matar Bella, porque Edward teria matado seu parceiro no início da saga, que também a estava caçando por motivos simples de diversão.

Amanhecer

O último livro da saga, Amanhecer (Breaking Dawn), é também o mais longo por descrever o desfecho da história. Em Eclipse, a família Cullen havia sido avisada pelo clã dos Volturi que Bella teria de ser transformada em uma vampira, pois não era permitido que houvessem humanos vivos que soubessem deste segredo, por questão de segurança. Edward continuava relutante em transformá-la, pois não queria que ela perdesse sua alma. Enquanto Bella queria que isso acontecesse, pois implicaria ficar com Edward pela eternidade. Edward concordou em transformá-la mas com a condição de que ela casa-se com ele primeiro.

Assim aconteceu, e assim começa o último livro da saga.

Incrivelmente, ainda na lua-de-mel (que, vale ressaltar, foi no Brasil!), Bella ainda era humana e acaba ficando grávida. Edward insiste para que o quer que estivesse crescendo dentro dela fosse destruído antes que ‘aquilo’ a destruísse, mas Bella não permitiu. Tendo despertado um estranho instinto maternal, a ‘criança’ continuou a crescer no útero de Bella, não levando nove meses como uma gravidez normal, mas apenas semanas, e a cada momento tornando a gravidez mais perigosa, pois ela tinha atributos de um vampiro e fazia com que Bella tivesse desejo por beber sangue – por mais que não gostasse muito daquilo – e estava constantemente com a barriga coberta de hematomas. Edward permaneceu torturado por não poder fazer nada, mas no momento do parto, ele não teve escolha senão transformá-la naquele momento mesmo, do contrário ela morreria facilmente.

Tendo passado o sufoco, Bella era uma vampira e agora ela e Edward tinham uma filha metade humana e metade vampira, a quem chamou de Renesmee (Renée = nome da mãe de Bella, Esme = nome da mãe adotiva de Edward). Ela se alimentava tanto de comida humana como de sangue,e  tinha os olhos castanhos da cor dos de Bella quando esta ainda era humana.

Tudo parecia bem, quando chegou ao conhecimento dos Volturi que havia uma criança vampira em Forks. Crianças que fossem transformadas em vampiros deveriam ser destruídos, devido á um histórico catastrófico de transformação nessa faixa de idade que havia ocorrido séculos antes. Os Volturi então rumam para Forks com intenção de destruir Renesmee, sem saber que na verdade ela não havia sido mordida, mas tinha nascido com atributos de ambas as espécies humana e vampira. Agora cabia á família Cullen proteger a pequena Renesmee.

Das páginas para as telas

Crepúsculo teve sua versão cinematográfica estreada  no dia 21 de Novembro de 2008 nos Estados Unidos, e dia 19 dezembro no Brasil, trazendo um elenco jovem e relativamente experiente no ramo (Tais como Kristen Stewart (Bella) que trabalha na área desde antes de seus 13 anos de idade) sob a direção de Catherine Hardwicke (Lords of Dogtown, Aos Treze), roteiro de Melissa Rosenberg, e trilha sonora original de Carter Burwell – além de músicas de bandas de sucesso tais como Paramore, Linkin Park, Radiohead, e até mesmo duas obras de Robert Pattinson (Edward Cullen).

O filme ficou no cinema por mais tempo do que o previsto e estourou números de bilheteria, agora o DVD da obra já está disponível nas locadoras (versão sem extras) e o DVD para compra doméstica deve ser lançado em Julho (Sites de vendas como Saraiva, Submarino, Americanas e etc já abriram a pré-venda do disco duplo).

Elenco

Edward Cullen – Robert Pattinson

Bella Swan – Kristen Stewart

Charlie Swan – Billy Burke

Renée Swan – Sarah Clarke

Carlisle Cullen – Peter Facinelli

Esme Cullen – Elizabeth Reaser

Alice Cullen – Ashley Greene

Jasper Hale – Jackson Rathbone

Emmett Cullen – Kellan Lutz

Rosalie Hale – Nikki Reed

James – Cam Gigandet

Victoria – Rachelle Lefevre

Laurent – Edi Gathegi